A IMPORTÂNCIA DA RECREAÇÃO NO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO DE ALTA FLORESTA – MT, SEGUNDO DEPOIMENTO DOS COORDENADORES DAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL, NO ANO DE 2012

Vanessa Galvani SILVA, Olímpia Terezinha da Silva HENICKA

Resumo


A educação em tempo integral, através do Programa Mais Educação, já se constituiu uma realidade em algumas unidades educacionais públicas brasileiras e caracteriza-se pela ampliação da carga horária dos alunos na escola. O Programa Mais Educação é uma iniciativa do governo federal, como estratégia de promover a educação integral no Brasil. Tem como objetivo desenvolver atividades socioeducativas no contra turno escolar, na perspectiva de ampliar tempos, espaços, número de atores envolvidos no processo e oportunidades educativas em benefício da melhoria da qualidade da educação dos alunos brasileiros. A recreação é uma prática prazerosa em que os alunos participam de atividades descontraídas, uma importante estratégia de inclusão e socialização, pois desenvolve as habilidades psicomotoras das crianças e esse processo de educação se dá através da convivência dentro de locais especializados que transmitem valores indiretamente. Sendo assim, este estudo tem por objetivo realizar uma escuta pedagógica, a partir da realidade da escola na qual se identificaram os principais aspectos relevantes para as atividades recreativas, trazendo à tona situações que possam incentivar a aprendizagem. Para coleta de dados, foi aplicado um questionário às coordenadoras do Programa Mais Educação das Escolas do Município de Alta Floresta. Os questionários foram compostos por 22 (vinte e duas) questões referentes à importância da Educação Integral e recreação no desenvolvimento cognitivo e biopsicossocial dos alunos das escolas em estudo. Depois de aplicados, os questionários foram analisados e discutidos com base em teorias sobre o assunto abordado.  Fazendo análise dos resultados, através do instrumento, evidenciou-se a real importância que é dada à recreação para a formação do aluno e o desenvolvimento da prática. Estabelece-se uma relação entre a teoria e a prática, descrevendo as informações obtidas e o trabalho realizado, mediante a opinião das coordenadoras pesquisadas. O estudo revelou que a Recreação é muito importante em seu desenvolvimento e, consequentemente, é considerada útil e necessária para a formação integral do aluno. Assim, foi possível saber o quanto esta prática recreativa tem evoluído, mostrando sua importância no âmbito da educação.


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