OS PRINCIPAIS MOTIVOS QUE CAUSAM RECLAMAÇÕES REFERENTE A ENTREGA DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO DA EMPRESA DAPARÉ, NO ANO DE 2012

Sérgio Alessandro Soares Fragoso, José Marcos Santos da Silva, Mariana Emídio Oliveira Ribeiro

Resumo


 Objetivou-se verificar os problemas referentes ao sistema de logística, da empresa Daparé Materiais de Construção, em Alta Floresta-MT, no ano de 2012. Para a realização do estudo foi utilizado o método indutivo e o monográfico. Na primeira fase foi aplicada a técnica de observação direta intensiva que são as técnicas de observação e entrevista, onde a entrevista continha 13 perguntas abertas ao gestor de logística da empresa Daparé, que posteriormente foram analisadas. Na segunda fase foi aplicada a técnica de observação direta extensiva, que são as técnicas de questionários, para medir a opinião de 47 clientes da empresa Daparé. O questionário continha 14 perguntas fechadas e 4 questões abertas e foi distribuído de forma aleatória aos clientes onde cada um tinha a mesma possibilidade de ser escolhido. Posteriormente foram tabuladas as respostas e expostas através de tabelas e de gráficos para melhor visualização. Os resultados obtidos foram satisfatórios, pois de modo geral os clientes avaliaram o sistema de logística como bom, sendo que apenas uma das hipóteses foi confirmada. Os dados da pesquisa demonstraram que o principal problema de logística da empresa é a demora na entrega de materiais para construção, no entanto, os clientes também apontaram outros problemas relacionados às questões internas da empresa, a falta de organização, problemas de comunicação, atendimento, layout inadequado e falta de funcionários no setor. Mesmo com a demora na entrega, parte considerável dos clientes avaliou a entrega como boa, isso pode ser o reflexo das mudanças que a empresa implantou no setor recentemente. As principais sugestões foram a realização de treinamento para os funcionários do setor, a contratação de mais funcionários, cumprir a hora de entrega, melhorar a comunicação e a organização, colocar veículo para entregas pequenas e implantar um sistema para coleta de dados. Portanto, é importante que a empresa verifique as sugestões dos clientes para que assim possa implantar outras melhorias e oferecer um serviço logístico de qualidade.


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