O CONSUMO E O CONSUMISMO NA INFÂNCIA: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS VIVENCIADAS COM OS ALUNOS DA ESCOLA MUNICIPAL VICENTE FRANCISCO DA SILVA EM ALTA FLORESTA/MT

Gisele Feitoza DOS SANTOS, Eliza Tomiko MATSUBAYASHI

Resumo


O presente trabalho foi realizado com alunos do 2º ano matutino, na Escola Municipal Vicente Francisco da Silva, localizada no bairro São José Operário, em Alta Floresta-MT, no ano de 2014. Consistiu na discussão do consumo na infância, devido às influências das comunicações terem afetado e gerado desconforto na vida das crianças através das publicidades. Objetivou construir com os alunos noções de discernimento nas situações de consumo, bem como analisar a relação da tecnologia com a vida cotidiana e posicionar-se de maneira crítica em relação ao consumismo nas mensagens de publicidade e estratégias de venda. É nesse contexto que o presente trabalho propôs questionar como as crianças são influenciadas pelas publicidades no mundo de hoje, desta maneira, posiciona-se e alerta-se às crianças de como o consumismo interfere na vida diária. Assim, como as novas tecnologias das redes comunicativas modificaram e modificam a vida das pessoas, criam-se novas e múltiplas relações entre produtos, que alteram hábitos e padrões culturais. Pode-se visar os resultados do projeto, como se constata nos PCN’s, que, mesmo compreendido o tema e gerado o conhecimento, as crianças sentiram dificuldades de resistirem a determinados produtos da propaganda, pelo fato de sempre desejarem seguir os lançamentos, ainda que não necessitem dos mesmos. Conclui-se então como é importante a discussão dos Temas Transversais no currículo escolar para serem trabalhados desde os anos iniciais até os finais.

 


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