O TEMA TRANSVERSAL ÉTICA APLICADO NA ESCOLA MUNICIPAL ARTE DE APRENDER EM ALTA FLORESTA/MT

Ana Paula CARLESSO, Daniela Titon Moreira Bazílio de LIMA, Daniela Titon Moreira Bazílio, Karina Adriane dos SANTOS

Resumo


O presente trabalho teve como objetivo realizar uma aula expositiva dialogada sobre o Tema Transversal Ética, partindo do bloco de conteúdo solidariedade. As principais referências bibliográficas foram buscadas nos Parâmetros Curriculares Nacionais, que orientam como trabalhar os Temas Transversais nas várias disciplinas do currículo escolar.  A aula foi ministrada para os alunos do 1º Ano “C”, da Escola Municipal Arte de Aprender, quando se buscou sensibilizá-los sobre a importância de desenvolver ações solidárias ainda na infância. Os objetivos trabalhados nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Arte foram: a identificação de situações em que a solidariedade se faz necessária e a resolução de problemas presentes na comunidade local por meio de variadas formas de ajuda mútua. Utilizou-se como método de abordagem o diálogo com os alunos, percebendo as experiências já vivenciadas por eles sobre o assunto. Foi utilizada uma história que apresentava a importância da solidariedade para a resolução de um problema vivenciado pelos animais do livro. Após perceber as experiências dos alunos, passou-se  à prática de produção de um brinquedo com o objetivo de doá-lo para crianças que não haviam ganhado presentes no Dia das Crianças. Todos os alunos confeccionaram o brinquedo e depois escreveram um bilhete para enviar junto com o presente. O resultado foi alcançado, pois todas as crianças conseguiram finalizar o brinquedo e fizeram a doação com satisfação. Percebe-se que a solidariedade pode se desenvolver nas crianças ainda na infância, através de pequenos gestos, que contribuirão para a formação do caráter no futuro.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


©️ REFAF 2020 - Revista Eletrônica Multidisciplinar da Faculdade de Alta Floresta - ISSN: 2238-5479