A INCLUSÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA E SURDEZ NO ENSINO REGULAR, SEGUNDO A opinião dos professores do Centro Educacional Especializado em Deficiência Auditiva (CEEDA) Do Município de Alta Floresta-MT

Luciana Amaral MACHADO, Terezinha da Silva HENICKA

Resumo


Este trabalho destina-se a pesquisar a opinião dos profissionais do CEEDA sobre a inclusão de alunos com deficiência auditiva e surdez nas escolas de ensino regular, devido a nem sempre elas estarem aptas para a prática da educação inclusiva, visto que esse modelo de educação designa que todos tenham as mesmas oportunidades, a fim de efetivar a construção da identidade e da autonomia; nesse sentido, têm o papel de desenvolver situações desafiadoras em termos cognitivos e promotores do convívio social. Busca-se, portanto, averiguar se, na opinião dos professores do CEEDA, as escolas estão desempenhando seu papel com planejamentos e objetivos definidos que viabilizem a educação do aluno deficiente auditivo e surdo de forma a contemplar o desenvolvimento pleno de cidadãos. Foi possível constatar que as escolas e seus professores estão preocupados em oferecer educação de qualidade e igualitária a todos os alunos, buscando formação a fim de se promover a educação inclusiva. Através do Método Perdoncini e da LIBRAS, é possível promover o aprendizado da linguagem oral e escrita do aluno deficiente auditivo e surdo nas salas de aulas de ensino regular. Enfatiza-se a importância do ensino de LIBRAS e da presença do intérprete em sala de aula, pois, com o auxílio de profissionais especializados e recursos específicos, a educação torna-se mais fácil e eficaz tanto para o aluno com deficiência auditiva e surdez quanto para o professor. Assim, a busca por formação e materiais diversificados deve ser intensa e dinâmica para a educação chegar a todos, com qualidade, de forma igualitária.

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