A DECODIFICAÇÃO DE MAPAS GEOGRÁFICOS UTILIZADOS NOS ANOS INICIAIS SEGUNDO A VISÃO DOS PROFESSORES DA ESCOLA MUNICIPAL MANOEL BANDEIRA DO MUNICÍPIO DE CARLINDA – MT

Rafael Borges Campião, Marilaine de Castro Pereira Marques, Ademilso de Oliveira Sampaio

Resumo


O objetivo deste trabalho foi demonstrar que a utilização dos mapas geográficos como recurso pedagogico é de grande importância na aprendizagem dos alunos, desde que os professores esteja preparados e tenha força de vontade para usar desse recurso para auxiliar no processo ensino aprendizagem. Foi utilizada a técnica de observação direta extensiva através de questionários, para saber a opinião de 10 (dez) professores do 3° ao 5° anos iniciais. O questionário conteve 12 (doze) perguntas fechadas e 8 (oito)  questões abertas, para posteriormente serem tabuladas para demonstrar estes resultados. Pode-se concluir que todos os professores estão utilizando os mapas geográficos nas aulas de Geografia bem como possuem o conhecimento dos benefícios e importância deste recurso para o processo de ensino aprendizagem dos alunos. Porém alguns professores dos anos iniciais afirmam não estarem preparados para trabalhar com mapas em sala de aula, mencionando a falta de dominio do conteúdo como principal dificuldade em seu trabalho, necessitando de formações especificas nesta área fornecida pelas Escolas, Secretarias Municipais e Estaduais de Educação e Cefapro, solicitado por metade dos pesquisados.


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©️ REFAF 2020 - Revista Eletrônica Multidisciplinar da Faculdade de Alta Floresta - ISSN: 2238-5479