A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS PEDAGÔGICOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA, SEGUNDO DEPOIMENTO DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DA ESCOLA MUNICIPAL JARDIM DAS FLORES, NO MUNICÍPIO DE ALTA FLORESTA-MT, NO ANO DE 2013

Marlene da Rocha MELO, Marilaine Castro MARQUES, Marcelino de JESUS

Resumo


Os objetivos da pesquisa foram identificar a importância dos jogos no ensino de matemática, de acordo com o depoimento dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental da Escola Municipal Jardim das Flores, em Alta Floresta e verificar quais jogos pedagógicos são utilizados pelos pesquisados para desenvolver práticas inerentes a referida disciplina. A pesquisa foi realizada no período de janeiro a julho de 2013 e os métodos utilizados foram o indutivo e o monográfico. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário com questões abertas e fechadas aplicados a 10 professores da Escola Municipal Jardim das Flores. Os resultados da pesquisa indicaram que os professores pesquisados utilizam jogos no ensino da matemática como um instrumento no processo de construção de conhecimento porque: facilitam o ensino-aprendizagem, permitem que o aluno faça da aprendizagem um processo interessante e divertido, desenvolvem o raciocínio lógico, estimulam o pensamento independente, a criatividade, a capacidade de resolver problemas, atenção, concentração, a respeitar regras e auxiliam no desenvolvimento afetivo da criança. Os jogos mais utilizados pelos pesquisados no ensino de matemática são: quebra-cabeça, jogo da memória, xadrez, dama, dominó e boliche.


Texto completo: PDF HTML

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


©️ REFAF 2020 - Revista Eletrônica Multidisciplinar da Faculdade de Alta Floresta - ISSN: 2238-5479