GESTÃO DEMOCRÁTICA: ENTRE A LEI E OS FATOS

Carlos Alberto CARDOSO

Resumo


Gestão democrática no contexto educacional pode ser concebida entre outras conceituações como o pleno exercício da cidadania e da garantia de direitos conquistados na trajetória da educação de Mato Grosso. Neste sentido, discutir este tema à luz da legislação e fazer um contraponto com os fatos que vem ocorrendo no interior das escolas públicas tem como objetivo conclamar os poderes constituídos, os órgãos competentes na matéria em pauta e a sociedade, de modo geral, para um debate e revisão e como está a gestão democrática e a democratização da gestão na rede pública de ensino deste punjente estado brasileiro. As reflexões e ponderações explícitas neste artigo são frutos de alguns anos de trabalho na condição de Professor Formador do CEFAPRO/AF (2009/2011) e de Assessor Pedagógico do Estado (2011/2014). A pouca participação dos pais na escola, o pouco interesse dos profissionais da educação em ocupar as demais funções que decorrem do cargo de professor e a pouca efetividade de atuação dos Conselhos Deleiberativos Escolares têm fragilizado a gestão democrática, que, aliás, necessita ser fortalecida.


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©️ REFAF 2020 - Revista Eletrônica Multidisciplinar da Faculdade de Alta Floresta - ISSN: 2238-5479