O DIAGNÓSTICO DA SATISFAÇÃO DOS CLIENTES SOBRE OS PRODUTOS PRODUZIDOS PELA EMPRESA DAPARÉ MATERIAIS PARA CONSTRUÇÃO, NO MUNICÍPIO DE ALTA FLORESTA-MT

Renan de Lima Maciel da Silva, Fausto Franchini Fouto, Mariana Emídio Oliveira Ribeiro

Resumo


Analisou-se diagnosticar se a satisfação dos produtos produzidos pela empresa Daparé Materiais para Construção, em Alta Floresta-MT, no ano de 2012. Para a realização do estudo foi utilizado o método indutivo e o monográfico. Foi aplicada a técnica de observação direta extensiva, que são as técnicas de questionários, para medir a opinião de 56 clientes da empresa Daparé. O questionário continha 15 perguntas fechadas e 5 questões abertas e foi distribuído de forma aleatória aos clientes onde cada um tinha a mesma possibilidade de se escolhido. Posteriormente foram tabuladas as respostas e expostas através de tabelas e de gráficos para melhor visualização. Os resultados obtidos foram satisfatórios, pois de modo geral os clientes avaliaram o nível de satisfação sobre os produtos produzidos da empresa como “bom”, sendo que apenas uma das hipóteses foi refutada. Os dados da pesquisa demonstraram que o principal ponto negativo da empresa é com a logística de entrega de mercadorias de materiais de construção, no entanto, os clientes levantaram outros pontos negativos da empresa, como falta de mão de obra especializada, problemas com os vendedores em relação ao atendimento e falta de comunicação com os departamentos. Em avaliação com os clientes, sobre se os vendedores da empresa, se os mesmos auxiliam na escolha dos produtos que a empresa produz, se é conforme o planejamento do cliente, diante dos entrevistados obteve uma satisfação de “bom à excelente” de 83%, mostrando que os vendedores estão indicando para os consumidores, produtos que são mais viáveis para a obra, usando como a economia na construção como um grande aliado em uma obra. As principais sugestões dos entrevistados para a empresa Daparé foram para, continuar inovando, melhorar o regulamento interno, divulgar mais sua os produtos de sua produção, realizar mais treinamento da equipe e contratar mais funcionários. Entretanto, é com grande importância que a empresa confira as sugestões dos clientes para que assim possa implantar outras melhorias e oferecer ainda mais produtos com mais confiabilidade e qualidade para o ramo da construção civil.


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