A INTEGRAÇÃO DO ALUNO DEFICIENTE AUDITIVO E SURDO NO ENSINO REGULAR, SEGUNDO OS PROFESSORES DA ESCOLA RUI BARBOSA

Vilma Gomes, Rosângela Franchini Angelici

Resumo


O presente estudo teve como objetivo investigar a integração do aluno deficiente  auditivo e surdo no ensino regular, segundo os professores.Verificando as dificuldades encontradas pelos educadores para trabalhar com alunos com deficiência auditiva e surdez. Para tanto utilizou métodos indutivo, monográfico e estatístico. A coleta de dados foi por meio da técnica de observação direta extensiva. Com a aplicação de um questionário estruturado contendo perguntas abertas e fechadas. No resultado da pesquisa pode-se perceber que a integração do aluno com deficiência auditiva e com surdez está acontecendo parcialmente, nem todos os profissionais estão preparados para essa integração. Constatou-se que alguns professores utilizam metodologia diferenciada em sala de aula para alunos deficientes auditivos e surdos, porém, verificou-se que os professores não estão em via de formação continuadas preparados para atender alunos deficientes auditivos e surdos provocando dificuldade de comunicação e sua interação social com a comunidade escolar.  Assim, o presente trabalho torna-se uma ferramenta de pesquisa para instituições de ensino e comunidade sobre a atual situação da inclusão desses alunos nas escolas de Alta Floresta - MT, tomando como base esta pesquisa realizada na Escola Estadual Rui Barbosa.

Texto completo: PDF HTML

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


©️ REFAF 2020 - Revista Eletrônica Multidisciplinar da Faculdade de Alta Floresta - ISSN: 2238-5479